Este é outro ano recorde para a Bertelsmann. O Grupo alemão, com 165 mil colaboradores em todo o mundo, registou vendas no valor de 20,2 mil milhões de euros em 2022.

Apesar das falhas sofridas na consolidação das suas actividades, a gigante de media alemã, mantém o seu rumo.

“A reestruturação do Grupo e a estratégia da última década estão a dar frutos”, afirmou o CEO, Thomas Rabe, diante de uma audiência de analistas e jornalistas em Berlim.

Apesar da existência um contexto macroeconómico frágil, o resultado operacional do grupo também se manteve estável ao longo de um ano, nos 3,2 mil milhões de euros.

No entanto, o Luxembourg RTL Group, parece estar a perder a força perante um mercado publicitário lento. A queda no lucro operacional, somada à da Penguin Random House (grupo editorial líder mundial) após um ano excepcional em 2021, foi compensada pelo dinamismo da divisão de serviços de TI e logística da Arvato e das suas entidades.

Apesar da queda nos lucros, que reflecte uma tendência de queda no mercado editorial, após os anos da pandemia, a Penguin Random House continua a ser importante para o Grupo. A verdade é que o seu volume de negócios, em 2022, foi equivalente ao de todas as editoras francesas juntas, no mesmo ano.

A Bertelsmann mantém uma estratégia centrada “num portefólio diversificado, digital, internacional e em rápido crescimento”, de acordo com o relatório económico de 2022 . Por outras palavras, o Grupo segue uma política de aquisição e planeia crescer continuamente. Entre as vias de desenvolvimento, estão o streaming, o vídeo e o áudio, mas também o sector educacional.

O Grupo diz, ainda, estar ciente do “declínio estrutural da impressão”, que também é afectado pelo “aumento dos custos de material e mão de obra. É possível que esta pressão se venha a repercutir nos preços, levando, no entanto, em consideração, um atraso na sua aplicação, em certos casos”, observa.