“Fox News” homenageia jornalista morto na Ucrânia
O Fox News Channel homenageou o seu repórter de imagem, Pierre Zakrzewski, que foi morto, no ano passado, enquanto fazia a cobertura da invasão russa da Ucrânia. O canal atribuiu o seu nome à sua sucursal, em Londres.
Zakrzewski, foi morto quando o seu veículo foi atingido por um tiroteio numa vila nos arredores de Kiev, na Ucrânia. A jornalista ucraniana Oleksandra "Sasha" Kuvshynova também foi morta no ataque, e o correspondente da Fox News, Benjamin Hall, ficou gravemente ferido.
"Pierre era conhecido em toda a indústria dos media pela sua narrativa apaixonada e habilidade notável, e era um colega excepcional em todos os aspectos. Embora ainda estejamos devastados pela sua perda, estamos extremamente orgulhosos de honrar o seu legado, ao dedicar-lhe e nomear o nosso escritório em Londres", disse Suzanne Scott, CEO da FOX News Media.
O escritório da Fox News no Reino Unido, é agora conhecido como Pierre Zakrzewski London Bureau, onde foi instalada, na porta da entrada, uma placa com o seu nome.
Foi realizada, recentemente, uma cerimónia de inauguração no escritório de Londres, com a presença do presidente da FOX News Media, Jay Wallace, a viúva de Zakrzewski, Michelle Ross-Stanton, o director do escritório de Londres, Dragan Petrovic, o vice-presidente sénior de operações de campo e produção, Scott Wilder, o vice-presidente de cobertura de notícias, Greg Headen, a vice-presidente de recursos humanos da agência de notícias, Nicolle Campa, o produtor internacional e coordenador, Tim Santhouse, bem como o correspondente sénior de relações externas, Greg Palkot, e o correspondente de Londres, Alex Hogan.
Benjamim Hall, o jornalista ferido, que passou por cerca de 30 cirurgias, e se encontra muito limitado fisicamente, acredita que foi Zakrzewski que lhe salvou a sua vida.
Zakrzewski era conhecido por gravar vídeos, reparar equipamentos, produzir histórias, editar e fazer quase tudo o que fosse necessário para o trabalho ficar feito a horas. Ele foi um membro valioso da Fox News durante muitos anos e fez a cobertura de zonas de guerra e conflitos por todo o mundo, incluindo no Afeganistão, Iraque, Paquistão e Hong Kong.
Em 2021, Zakrzewski desempenhou um papel fundamental na retirada de jornalistas freelancers afegãos e das suas famílias do país, após a saída dos Estados Unidos. Em dezembro desse ano, o repórter de imagem recebeu o prémio "Unsung Hero" (herói anónimo) durante o evento FOX News Media Spotlight Awards.