“Financial Times” faz acordo com OpenAI e faculta conteúdos
O jornal britânico Financial Times (FT) e a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, assinaram um acordo para o desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial (IA), anuncia um comunicado do FT.
A parceria permite que o ChatGPT utilize os conteúdos do jornal para treinar o modelo de IA, bem como para fornecer respostas mais rigorosas aos utilizadores, disponibilizando hiperligações directas para os textos originais.
Este acordo “reconhece o valor do nosso jornalismo premiado e permitirá que tenhamos acesso desde logo à forma como o nosso conteúdo é divulgado pela IA”, disse John Ridding, presidente-executivo do FT.
Além disso, “há implicações mais abrangentes para a indústria. É correcto, claro, que as plataformas de AI paguem aos meios de comunicação social para usar o seu material”, continuou, acrescentando que “ao mesmo tempo, é do interesse dos utilizadores que estes produtos contenham fontes fiáveis”.
A notícia surge poucas semanas depois de também o diário francês Le Monde e o grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, terem anunciado um acordo com a OpenAI para fins semelhantes.
“A nossa parceria e diálogo contínuo com o FT visa encontrar formas criativas e produtivas de a IA dotar as empresas de média e aos jornalistas com mais competências”, além de contribuir para “enriquecer o ChatGPT em tempo real com jornalismo de topo para milhões de pessoas em todo o mundo”, referiu Brad Lightcap, director de operações (chief operating officer, COO) da OpenAI.
A parceria também possibilitará o desenvolvimento de novos produtos e ferramentas para os leitores do FT.
“Valorizamos a oportunidade de estar dentro do circuito de desenvolvimento”, afirmou John Ridding. “Sempre acolhemos as novas tecnologias e a disrupção, e iremos continuar a trabalhar tanto com curiosidade como com vigilância à medida que navegamos esta nova onda de mudança”, concluiu.
(Créditos da fotografia: Imagem de fundo no site do Financial Times)