Ferramentas para a cobertura de temas traumáticos

O Dart Center for Journalism & Trauma, um projecto da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, lançou o Trauma Aware Journalism: A News Industry Toolkit, um conjunto de recursos online para profissionais de jornalismo.
O Trauma Aware Journalism foi desenvolvido em parceria com a Canadian Broadcasting Corporation (CBC) e o Canadian Journalism Forum on Violence and Trauma.
No site, são partilhadas “ferramentas eficazes e boas práticas para jornalistas, redacções e professores de jornalismo” e podem ser usados para a prática quotidiana, além de reflexão e formação.
O kit reúne vídeos, guias de estudo e folhas informativas, alguns deles já publicados por outras organizações de média. Os materiais são disponibilizados gratuitamente.
Neste momento, estão disponíveis materiais sobre oito tópicos:
- Entrevistar pessoas que passaram por situações traumáticas: sugestão de perguntas e de formas de abordagem dos assuntos, de forma que seja mitigado o impacto negativo nas pessoas entrevistadas.
- Entrevistar crianças: como falar com crianças sobre memórias e acontecimentos traumáticos, incluindo luto e violência armada.
- Cobrir notícias em comunidades vulneráveis: pistas sobre estabelecimento de empatia na abordagem a pessoas e comunidades afectadas por situações traumáticas.
- Estabelecer relações éticas com as fontes: responsabilidades e limites na relação com fontes que viveram casos de violência ou outras formas de sofrimento.
- Assegurar cuidado com o próprio: como manter a saúde mental quando se faz a cobertura de assuntos perturbadores.
- Liderança consciente dos temas relacionados com o trauma: competências e estratégias que os coordenadores de equipas devem desenvolver para acompanhar e apoiar os jornalistas antes, durante e depois da cobertura de acontecimentos trágicos.
- Planear histórias difíceis: tópico relacionado com o tema anterior; inclui formas de evitar a exposição ao trauma.
- Gestão de imagens traumáticas: como limitar a exposição a imagens traumáticas e estratégias para lidar com o impacto causado pelas fotografias e/ou vídeos.
(Créditos da imagem: pch.vector no Freepik)