Um órgão de “media independente", é a aposta da Factuel, a nova publicação francesa, de investigação digital, apresentada por Stéphane Simon, produtor e criador de vários meios de informação online, e Sami Biasoni, ensaísta, financiador e co-fundador da Neo, que produz breves documentários, em vídeo, sobre política, media, sociedade, entre outros.

Representado por duas personalidades conhecidas do público francês, Christine Kelly, apresentadora do Cnews, e Dominique Rizet, consultor de justiça policial da BFMTV, o site Factuel oferecerá pesquisas sobre temas sociais, culturais, económicos e internacionais. O site será lançado oficialmente no dia 10 de maio, mas já foi publicada a sua primeira pesquisa.

O meio, sem promoção, aposta nas assinaturas digitais para garantir a sua independência. “O objetivo é propôr um artigo, ou um vídeo, que traga informações novas, claras e desapaixonadas, em que apresentaremos os factos tal como são”, explica Figaro Romain Renner, editor-chefe do site.

Factuel é o segundo meio de comunicação digital francês, em poucos meses, a entrar no campo da investigação. No final de outubro de 2022, nasceu o site l'Informé, financiado por Xavier Niel, um bilionário e empresário francês, ligado à indústria das telecomunicações e tecnologia.

Por seu lado, o Factuel contará com o apoio de vários investidores privados “que não vão participar nas decisões editoriais”, especifica o director-geral, Hugues de Foucauld.

Entretanto, já foi iniciada uma campanha de pré-assinaturas, com pacotes que oferecem diferentes frequências aos internautas interessados no projecto. A assinatura tem o valor de oito euros por mês, ou 95 euros por ano, explicou o director geral.

A equipa do site estabeleceu um objectivo de 25 mil assinantes para o primeiro ano. "Procuramos o equilíbrio financeiro, em 24 meses", diz Hugues de Foucauld. Para atrair os leitores, a Factuel procura “identificar informações dignas de leitura e disponíveis em diversos artigos ou vídeos, com entrevistas ou esclarecimentos adicionais”, refere.

Para já, a equipa do Factuel é constituída por cerca de 40 jornalistas, freelancers e especialistas, de forma a explorar diferentes formatos, onde se inclui o vídeo, por exemplo.

Para alcançar o maior público possível, o Factuel também estará representado nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.