Facebook e YouTube são principais sites para notícias
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de informação nas redes sociais para os americanos.
Um novo relatório revela que 30% dos adultos norte-americanos afirmam receber regularmente notícias através das plataformas da Meta. O YouTube surge em segundo lugar, com 26%, de acordo com a recente análise do Pew Research Center.
Numa análise que incidiu sobre os utilizadores de cada plataforma social, alguns utilizadores destacaram-se por recorrerem à sua rede social de eleição para obterem notícias – mesmo que tenham bases de utilizadores relativamente pequenas.
Mais de metade dos utilizadores do “X”, antigo “Twitter”, por exemplo, afirmam que recebem regularmente notícias nessa plataforma.
Em termos de utilizadores que recebem regularmente notícias, o Instagram, o Nextdoor e o TikTok estão a subir. Este ano, 43% dos utilizadores do TikTok disseram que recebem regularmente notícias na plataforma, um número que contrasta com os 22% em 2020.
Existem também diferenças demográficas entre os diferentes grupos de utilizadores que recorrem regularmente a plataformas específicas de redes sociais para obter notícias.
"As mulheres representam uma parcela maior de consumidores regulares de notícias no Nextdoor (66%), Facebook (62%), Instagram (59%) e TikTok (58%), enquanto os homens representam uma parcela maior em sites como Reddit (67%), X (62%) e YouTube (58%) ", observa o relatório.