Empresas de media com resultados positivos em 2021
“De acordo com os dados obtidos através da Plataforma da Transparência dos Media da ERC, os activos totais das empresas de comunicação social ascenderam, em 2021, a 1.119.679 euros”.
“Apesar da melhoria do enquadramento macroeconómico, os activos e os rendimentos desceram face a 2020, ainda que os resultados em termos agregados tenham melhorado”, indicou a ERC em comunicado, citado pela agência Lusa.
Cerca de 65% das empresas de comunicação social apresentaram resultados líquidos positivos e 71% resultados operacionais ou EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) igualmente positivos em 2021 e a proporção de capitais próprios totais para o activo foi de 18,8%.
A ERC revelou que “o sector da comunicação social continua a caracterizar-se pela existência de um grande número de pequenas empresas e pela concentração de rendimentos, activos e resultados nas grandes empresas” destacando que “14 empresas concentraram rendimentos de 809 milhões de euros, quando o total do sector foi de 919 milhões de euros”.
Segundo o estudo da ERC, as empresas proprietárias de vários órgãos de comunicação social (multimédia) são mais sólidas e rentáveis do que as monomedia, sendo que “os segmentos com exposição a operações de internet apresentaram maiores níveis de rentabilidade do que os restantes, o que sugere que a combinação de serviços de internet com outros segmentos de comunicação social pode ser positivo”. Outra conclusão importante do estudo é que “as maiores margens registam-se entre empresas de serviços de televisão por subscrição”.