A OpenAI, empresa de inteligência artificial (IA) generativa e dona do ChatGPT, estabeleceu um acordo com o jornal francês Le Monde e com o grupo espanhol Prisa Media, que detém, entre outros títulos, o El País, anuncia a Associación de la Prensa de Madrid.

Os utilizadores do ChatGPT passarão, assim, a ter acesso aos artigos publicados naqueles meios, através de resumos seleccionados. Também as respostas dadas pela ferramenta de IA passarão a disponibilizar links para as notícias publicadas por aqueles órgãos.

"A nossa parceria com a OpenAI é um passo estratégico para garantir a disseminação de informação fiável para os utilizadores de IA, assegurando a integridade jornalística e fluxos de receitas neste processo", refere o CEO do Le Monde, Louis Dreyfus, citado pelo Jornal de Negócios.

“Este é, sem dúvida, um passo em direcção ao futuro das notícias", diz o presidente e CEO da Prisa Media, Carlos Nuñez, num comunicado no El País. "Unir forças com a OpenAI abre-nos novos caminhos para chegar à nossa audiência. Aproveitar os recursos do ChatGPT permite-nos apresentar o nosso jornalismo de profundidade e qualidade em formatos inovadores”, continua.

Por seu turno, o chief operating officer (COO) da OpenAI, Brad Lightcap, comenta que o objectivo é “permitir que os utilizadores de todo o mundo se conectem com as notícias de uma forma mais interactiva e mais esclarecedora”, lê-se num comunicado da empresa.

A parceria implica, ainda, que os conteúdos das publicações sejam usados para treinar os modelos de IA da empresa tecnológica e que as redacções possam recorrer à tecnologia da OpenAI para desenvolver novos projectos e funcionalidades.

O Le Monde e a Prisa Media juntam-se agora a outras organizações editoriais que também estabeleceram parcerias com a OpenAI recentemente, como a Associated Press e a Axel Springer, que detém títulos como Politico e Business Insider.

(Créditos da fotografia: Rolf van Root no Unsplash)