O Jornal Económico (JE) acaba de lançar um novo grafismo, com conteúdos, não só em texto, mas também em vídeo e podcast.

Além do novo grafismo, o Jornal Económico vai também iniciar uma nova edição diária, em formato digital, com capa e secções fixas, com notícias, entrevistas exclusivas, análises aprofundadas dos temas, agendas diárias e informação de mercados.

“A três meses do seu 7º aniversário, o Jornal Económico chega aos seus leitores e anunciantes com um grafismo renovado, mais leve e moderno, que privilegia a análise e permite tratar os temas relevantes com uma maior profundidade”, refere o director do JE, Filipe Alves, num texto publicado no jornal a propósito desta mudança.

O director diz que esta não é “uma mudança que se esgota no grafismo, tal como os nossos leitores podem constatar nestas páginas. Temos novos conteúdos, uma maior profundidade na análise e, a partir da próxima semana, novos colunistas. Tudo isto mantendo o ADN do Jornal Económico, de um projecto feito por pessoas que acreditam no jornalismo e no papel fundamental que deve desempenhar numa sociedade democrática”, acrescenta.

“Todos os dias, pela manhã, teremos um jornal digital com a informação de cada dia. Esta edição, com conteúdos reservados a assinantes, vem reforçar a nossa oferta digital e consolidar a posição do JE como um jornal diário digital, com actualização 24/7”, adiantou o director ao Meios &Publicidade (M&P).

“Além de mais moderno, permite aprofundar a análise, apostar mais na infografia e na foto-reportagem e ainda disponibilizar, com mais versatilidade, conteúdos multimédia, em vídeo e podcast, através de QR code na página, incluindo a nível de realidade aumentada”, assinalou. 

Assim, “o facto de permitirmos o acesso a conteúdos em vídeo e podcast, a partir do papel, ajuda a chegar a novos públicos e a acompanhar as novas tendências de consumo de informação”, acrescentou.

Filipe Alves referiu, ainda, que o JE vê “uma oportunidade no mercado para projectos que se diferenciem pela qualidade e pela defesa dos valores primordiais do jornalismo. Pela independência, pela objectividade e pelo rigor, pela capacidade de construir e de servir uma comunidade de leitores, parceiros e anunciantes”.

O novo grafismo é da autoria de Pedro Fernandes, ex-director de Arte do DN e do i, com implementação a cargo da equipa de Arte do Jornal Económico, liderada por Mário Malhão, director de Arte do JE.

“Aos nossos leitores, parceiros e anunciantes, agradecemos o apoio e a confiança que nos têm dado desde o início do nosso projecto e pedimos que estejam connosco também nesta nova etapa”, apela o director na sua nota publicada no JE.