Os grupos de média Gannett e McClatchy, detentores de mais de 230 publicações nos Estados Unidos, decidiram deixar de usar a informação publicada da agência noticiosa Associated Press (AP), noticiou o New York Times (NYT).

O grupo Gannett, o maior grupo mediático dos EUA, dono de títulos como o USA Today, deixou de usar os textos, fotos e vídeos da AP no passado dia 25 de Março.

“Entre o USA Today e a nossa rede incrível de mais de 200 jornais, criamos mais jornalismo todos os dias do que a AP”, disse Kristin Roberts, responsável pelo departamento de conteúdo do Gannett, numa nota interna citada pelo NYT. Segundo uma porta-voz do Grupo, Lark-Marie Antón, esta decisão permite que haja um investimento maior nas próprias redacções.

O Gannett continuará a usar os dados da AP relativos às eleições presidenciais deste ano, bem como o livro de estilo da agência, “que disponibiliza orientações linguísticas e sobre práticas jornalísticas”. Ao mesmo tempo, o Grupo terá assinado um acordo com a Reuters, outra agência noticiosa internacional, noticia o NYT.

Já o grupo McClatchy, dono do Miami Herald e do Kansas City Star, entre três dezenas de títulos, anunciou que deixará de usar os serviços da AP no fim deste mês de Março. Também os jornais do McClatchy continuarão a usar os dados da agência para as eleições presidenciais.

“Com esta decisão, deixaremos de pagar por milhões de conteúdos que servem menos de 1% dos nossos leitores”, disse Kathy Vetter, vice-presidente do departamento de notícias e audiência do McClatchy, num email citado pelo NYT.

A AP já reagiu, lamentando a decisão, mas declarando que esta não terá impacto severo nas “receitas globais” da empresa.

Lauren Easton, porta-voz da AP, disse que a agência percebe que “estas são decisões difíceis de tomar” e compreende “profundamente os desafios que a indústria enfrenta”, no entanto considera que esta decisão prejudica “os consumidores de notícias nos EUA que deixarão de ver o jornalismo baseado em factos da AP”.

A AP, fundada em 1846 e com repórteres em quase 100 países, é uma agência noticiosa que publica informação jornalística em vários formatos — texto, fotografia e vídeo — sobre acontecimentos em todo o mundo e vende, depois, essa informação aos jornais, que expandem desta forma a sua capacidade noticiosa.

(Créditos da fotografia: Wikimedia Commons, Take Manhattan project on October 4, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WSTM_Mossmen0051.jpg)