O Dia Nacional da Imprensa, 7 de Dezembro, vai ser marcado por uma iniciativa da Associação Portuguesa de Imprensa, na Covilhã, sob o mote: “50 Anos de Abril - jornalismo, liberdade, sustentabilidade, responsabilidade”.

O programa tem início às 9 horas com a recepção dos participantes. A Sessão Solene de Abertura, às 9h30, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, da presidente da direcção da Associação Portuguesa de Imprensa, Cláudia Maia, e do reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo.

Às 10h00, a discussão será sobre "Defender a Imprensa // Exemplos e Modelos", com a participação de José Manuel Barata-Feyo (jornalista), Pedro Jerónimo (investigador da UBI) e Joaquim Fidalgo (ex-jornalista e professor universitário).

Após uma pausa, o programa continuará com a "Apresentação de Exemplos Inspiradores de Projectos" a partir das 11h00. Destacam-se temas como a distribuição nos CTT e os desafios da VASP, apresentados por João Vilela (director da Voz de Trás-os-Montes) e Rui Moura (administrador da VASP), respectivamente.

Às 12h00, haverá testemunhos do Parlamento Europeu.

No período da tarde, a mesa "API / UBI: A Sustentabilidade do Negócio" às 14h00 contará com intervenções de Nuno Francisco (Jornal do Fundão), Giovanni Ramos (investigador da UBI), João Alves e Almeida (proprietário e director do Linhas de Elvas), João Leitão (professor na UBI), e Afonso Camões (ex-director JN e antigo administrador GMG), moderada por José Ricardo Carvalheiro (professor na UBI).

Às 15h00, será abordada a questão das "Plataformas Digitais: Parceiros ou Inimigos?" com a participação de Ana Rocha Paiva (Google Manager News Ecosystem and Innovation Programs EMEA).

O Novo Contrato Coletivo de Trabalho dos Jornalistas será discutido às 15h45, com Henrique Pires Teixeira (advogado APImprensa). Em seguida, às 16h10, Cristina Soares (presidente da Visapress) falará sobre a "Importância dos Direitos de Autor como Fonte de Receita".

A Agência Lusa e o Futuro da Comunicação Social serão abordados por Joaquim Carreira (presidente da Agência Lusa) às 16h30.

Às 16h50, haverá mais uma sessão de "Apresentação de Exemplos Inspiradores de Projetos", seguida por "Oportunidades de Financiamento" às 17h05, apresentadas por Sara Machado (Europa Criativa) e Joana Pires Teixeira (European Media Information Fund - Gulbenkian).

O evento encerra oficialmente às 17h30, seguido de um debate às 17h45 e da leitura e aprovação de uma Moção Covilhã 2023 em defesa da imprensa. 

Às 19h00, está agendado um Jantar Gala com boas-vindas do presidente da Câmara Municipal da Covilhã e do presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Imprensa. 

Às 21h00, ocorre a entrega de prémios, apresentada por Paulo Braz, jornalista da RTP, abrangendo categorias como Prémio Academia, Prémio Parceria, Defesa da Imprensa Regional, Prémio Património Editorial, Prémio Projeto Inovador, Diploma de Reconhecimento - Cidade da Covilhã e Prémio Carreira.