O novo presidente e director executivo da CNN, Mark Thompson, anunciou uma mudança significativa na programação da rede, cancelando o programa "CNN This Morning", deixando para trás os programas de conversa matinal. 

Segundo explica Ren LaForme, num artigo do Poynter, Thompson delineou uma nova estratégia que prioriza uma cobertura de notícias mais directa e imediata, reconhecendo a predominância dos dispositivos móveis como fonte de notícias para muitas pessoas – incluindo as pessoas em idade de reforma.

"Os serviços lineares da CNN e até mesmo o site podem, por vezes, ter uma sensação antiquada e pouco aventureira, como se o mundo tivesse mudado e eles não", explicou.

Por isso, Thompson – que entrou para a CNN no outono passado – prometeu "verdadeira estratégia multimédia" para o canal por cabo.

A nova programação incluirá uma expansão do noticiário "Early Start" de Kasie Hunt, que passará a ocupar parte do horário do antigo "CNN This Morning". Além disso, o programa "CNN News Central" mudará para o horário das 7h00 às 10h00, apresentado por John Berman, Kate Bolduan e Sara Sidner. Jim Acosta e Pamela Brown também assumirão novos horários durante a manhã.

Estas mudanças reflectem a resposta da CNN à evolução das preferências do público e à concorrência no espaço das notícias por cabo.

Embora a CNN tenha experimentado uma variedade de programas matinais ao longo dos anos, a decisão de Thompson de eliminar esses programas revela uma estratégia mais focada em notícias. Além disso, as audiências do "CNN This Morning" ficaram aquém dos seus concorrentes, o que provavelmente contribuiu para a decisão de mudança na programação.