Candidaturas abertas para projectos de investigação jornalística
O programa Investigative Journalism for Europe (IJ4EU) está a receber, até dia 31 de Março, propostas para projectos de jornalismo de investigação transnacionais, segundo anúncio no próprio site.
Estão disponíveis duas linhas de financiamento. Uma delas — Investigation Support Scheme — é destinada a todo os tipos de equipa, incluindo redacções e outros grupos de jornalismo investigação, e irá atribuir bolsas até 50 mil euros. Os jornalistas freelancers poderão candidatar-se ao Freelancer Support Scheme, que atribuirá bolsas até 20 mil euros.
Os projectos devem ser de natureza e relevância transnacional, e todos os temas irão ser considerados.
As equipas têm de ser compostas por elementos de pelo menos dois países europeus (ver lista de países elegíveis no site da candidatura). As bolsas podem ser usadas para qualquer tipo de despesa, incluindo salários, viagens e gastos administrativos.
As candidaturas estão abertas até às 21h59 de 31 de Março (horário em Portugal continental; 23h59, no fuso horário UTC+2). Ambas as linhas de financiamento voltarão a abrir candidaturas no Outono deste ano e no início de 2025.
Além da ajuda financeira, as equipas poderão contar com apoio jurídico e editorial. As equipas com jornalistas freelancers poderão ainda receber formação e apoio de mentores.
O programa IJ4EU tem como objectivo apoiar projectos jornalísticos de investigação na União Europeia e países vizinhos. A edição de 2024/2025 prevê atribuir um total de dois milhões de euros em bolsas de financiamento.
O programa é gerido por quatro organizações não-governamentais: o International Press Institute (IPI), o European Journalism Centre (EJC), o European Centre for Press and Media Freedom (ECPMF) e a Arena for Journalism in Europe (Arena).
O IJ4EU é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, da Comissão Europeia, e por fundações filantrópicas europeias.
(Créditos ilustração: Pixabay)