“BuzzFeed” fecha redacção apesar do Prémio Pulitzer

Após 11 anos de “furos” em reportagens de alto nível e de várias indicações para os Prémios Pulitzer, o BuzzFeed News vai encerrar, anunciou o CEO, Jonah Peretti.
A empresa vai demitir cerca de 15% da sua equipa, o que representa aproximadamente 180 pessoas.
Peretti partilhou a notícia num memorando à equipa, afirmando que os cortes irão afectar quase todas as divisões da empresa, que são consequência dos recentes desafios financeiros.
“Enfrentámos mais desafios nos últimos anos: uma pandemia, um mercado em declive que rendeu menos capital, uma recessão tecnológica, uma economia difícil, um mercado de acções em declínio, um mercado de publicidade digital em desaceleração e mudanças contínuas de audiência e plataforma”, escreveu Peretti.
“O BuzzFeed vai, agora, concentrar os seus esforços de recolha de notícias no HuffPost”, diz o CEO da empresa. “Ao contrário do BuzzFeed News, o HuffPost é lucrativo, graças a um «público altamente envolvido e leal» que não depende tanto das plataformas sociais”, afirma.
Por outro lado, Jonah Peretti, declara que o HuffPost e o BuzzFeed.com vão abrir algumas vagas para os colaboradores do BuzzFeed News.
O director financeiro, Edgar Hernandezm e o director de operações, Christian Baesler, também deixarão a empresa, como parte das mudanças, acrescenta Peretti no seu memorando.
A redacção do BuzzFeed News ficou conhecida pelas suas ambiciosas reportagens, especialmente durante a presidência de Donald Trump.
Um dos momentos mais polémicos e controversos ocorreu em 2017, quando o BuzzFeed News decidiu publicar o “dossier Steele”, um conjunto de documentos classificados que afirmavam que a Rússia tinha informações comprometedoras sobre Trump.
Vários meios de comunicação recusaram-se a publicar os documentos, porque continham erros e estavam cheios de alegações não verificadas - o que o BuzzFeed News reconheceu.
A equipa de investigação do BuzzFeed News estabeleceu a sua reputação pelos seus "furos" notáveis e investigações contundentes. Em 2021, a redacção ganhou o seu primeiro Prémio Pulitzer, por uma série, de quatro partes, que identificou mais de 260 estruturas que a China teria construído secretamente para deter muçulmanos uigures.
Peretti partilhou no seu memorando que o BuzzFeed se concentrará em “criadores, IA e momentos culturais” nas suas marcas.