O 36º Barômetro de Confiança na “media”, contraria os resultados dos estudos anteriores. Os franceses estão mais interessados ​​na actualidade e confiam cada vez mais nos vários meios de comunicação (televisão, rádio, imprensa escrita, Internet).

Todos os anos, desde 1987, um painel representativo dos cidadãos franceses é questionado sobre o seu apego à informação, a credibilidade que conferem aos vários meios de comunicação e também, sobre a sua percepção da independência dos jornalistas.

Na última avaliação, realizada pelo instituto de pesquisas Kantar Public (ex-TNS Sofres) para o La Croix, em parceria com a Onepoint, aponta para um renovado interesse dos franceses pelas “media”, ao registar que 76% dos entrevistados dizem acompanhar as notícias com muito interesse, em comparação com 62% no ano anterior.

Guillaume Caline, director de assuntos públicos e opinião da Kantar Public France, acredita que vários factores explicam esse aumento de quatorze pontos.

“A guerra na Ucrânia, é um acontecimento que despertou grande interesse, os franceses procuram entender o que se está a passar, depois de dois anos em onde os “media” se focaram na pandemia de Covid-19, que despertou ansiedades, preocupações e uma forma de cansaço” afirma Caline.

As eleições presidenciais e legislativas também tiveram um “efeito de alavanca”, e os entrevistados franceses sentiram que o tratamento dos “media” foi "mais equilibrado e permitiu uma diversidade de assuntos", afirmou o especialista.