Apoio para jornalismo de investigação em ciência
A Universidade Nova de Lisboa e o European Journalism Centre vão assegurar uma bolsa no valor de 2,7 milhões de euros para apoiar projectos europeus de jornalismo de investigação baseado em ciência.
O programa Journalism and Science Alliance (em português, Aliança Jornalismo-Ciência) vai ser desenvolvido durante os próximos dois anos e tem como principal característica o facto de as equipas concorrentes serem constituídas por, pelo menos, um jornalista e um cientista.
Em comunicado, António Granado, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FSCH) e líder do projecto, explica que “o objectivo é que os cientistas contribuam com o trabalho científico necessário para fundamentar as investigações jornalísticas. Este facto possibilitará a exploração de temas mais complexos, garantindo a fiabilidade da informação reportada”.
Para Ana Sanchez, membro do projecto e professora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da NOVA, esta é uma “oportunidade extraordinária” de colaboração entre cientistas e jornalistas e considera que “um jornalismo de investigação enriquecido pela investigação científica reforça também o papel da ciência na sociedade, realçando a importância dos factos e das explicações baseadas em evidências.”
O programa espera apoiar cerca de 75 projectos de jornalismo de investigação. Para já, a equipa da NOVA e o European Journalism Centre vão preparar o regulamento do programa e lançar a primeira chamada para projectos antes do início do Verão.
(Créditos da imagem: John Schnobrich no Unsplash)