O relatório, American Views, Parte II, da organização sem fins lucrativos Knight Foundation e da empresa de pesquisas Gallup, constatou que 26% dos americanos têm uma opinião favorável sobre os media. Este é o nível mais baixo desde que Gallup e Knight começaram a monitorizar as percepções em 2017.

De acordo com o relatório, mais da metade (53%) dos 5.600 americanos adultos entrevistados vêm os media de forma desfavorável. Embora abaixo dos recordes de 2020, mais do dobro dos americanos têm uma opinião desfavorável dos media.

Estudos anteriores mostram que a confiança dos americanos na é afectada pela percepção da precisão, viés e transparência das organizações de notícias.

O novo relatório revela que há uma “desconexão entre os esforços das redacções para reconquistar a confiança do público e o contínuo declínio da confiança nesse esforço”.

O estudo analisou especificamente a diferença entre os aspectos práticos e emocionais da confiança nas notícias. Muitas pessoas, disse o relatório, acreditam que as organizações de notícias enganam deliberadamente o público, levando a uma falta de “confiança emocional” nas notícias, apesar de acreditarem que as organizações de notícias têm a capacidade de relatar com precisão e justiça.