Portugal sobe dois lugares no índice de literacia mediática 2023
De acordo com o relatório sobre literacia mediática europeia 2023 (european media literacy index 2023), Portugal subiu dois lugares face ao ano transacto e ocupa agora o 12.º lugar da tabela.
O estudo foi feito em 41 países e esta é a sexta edição consecutiva do índice desde 2017, que mede a potencial vulnerabilidade à desinformação, em toda a Europa, com as classificações e pontuações mais altas a indicar melhor resiliência das sociedades face ao impacto da desinformação e fenómenos relacionados.
Segundo o índice, os países próximos da guerra da Ucrânia continuam entre os mais vulneráveis à desinformação.
A Georgia ocupa o último lugar (41.º), precedida do Kosovo, Macedónia do Norte e Albânia. A Ucrânia ocupa a 30.ª posição.
A Finlândia lidera a classificação, com 74 pontos em 100.
Em segundo lugar encontra-se a Dinamarca, com 73 pontos, seguida da Noruega, Estónia e Suécia.
A Irlanda ocupa o sexto lugar e a Suíça o sétimo, seguida dos Países Baixos e da Islândia.
Em 10º lugar está a Bélgica, seguida da Alemanha e de Portugal (12.º), com a classificação de 60 pontos.
Abaixo de Portugal, encontram-se o Reino Unido, Áustria, República Checa, Espanha e França. A Itália fica na 24ª posição.
No entanto, o relatório incluiu uma versão mais alargada, que perfaz 47 países, onde se encontram seis países adicionais (fora da Europa), para permitir comparações internacionais.
De acordo com esta versão, o Canadá ocupa o sétimo lugar entre os 47 países, com 68 pontos, e a Austrália o 10.º lugar.
Quanto à Coreia do Sul, este país fica na 17.ª posição, os Estados Unidos na 18.ª e o Japão na 22.ª.
O projecto, com o nome de "Bye, bye, birdie”: Meeting the Challenges of Disinformation", é da autoria do European Policies Initiative (EuPI) do Open Society Institute - Foundation Sofia (OSI -Sofia), pode ser consultado em https://osis.bg/wp-content/uploads/2023/06/MLI-report-in-English-22.06.pdf