O jornalismo de soluções é uma abordagem relativamente recente, pelo que não existem ainda muitos dados sobre a forma como este tipo de jornalismo chega ao público. Um dos estudos disponíveis foi realizado, em 2021, pela SmithGeiger, empresa de estudos no sector dos media.

Os resultados, publicados na altura pela Solutions Journalism Network, apontam, de forma geral, para um melhor desempenho do jornalismo de soluções quando comparado com o jornalismo centrado nos problemas.

O estudo envolveu 638 pessoas, inquiridas em seis áreas metropolitanas nos EUA, e os principais resultados não variaram entre os vários mercados, faixas etárias, tipos de media e afiliação política dos leitores.

O relatório sugere, de forma geral, que a abordagem centrada nas soluções pode ser uma boa estratégia para reforçar a qualidade da cobertura local e para combater a falta de confiança no jornalismo e o afastamento das notícias por parte do público.

Mais em pormenor, estas são algumas das conclusões do estudo:

  • Quase 8 em cada 10 pessoas (79%) consideraram “essencial” ou “importante” que as notícias locais identifiquem tanto os problemas da região como “soluções que os elementos da comunidade tenham encontrado para resolver esses problemas”.
  • Os artigos que usam uma abordagem centrada nas soluções apresentaram melhores resultados dos que os artigos que se concentram mais nos problemas nos seguintes indicadores: “contributo para fazer a diferença na comunidade” (42% e 25%, respectivamente); “profundidade da informação” (41% e 30%); “disponibilização de uma abordagem nova/revigorante” (40% e 25%); “percepção do que realmente importa” (37% e 28%); e “qualidade do storytelling” (37% e 30%).
  • A percentagem de pessoas que consideraram as notícias interessantes é mais elevada para as peças sobre soluções (61%) do que para as histórias sobre problemas (54%).
  • Já quanto à confiança nos artigos publicados, a diferença de valores é muito mais significativa — 83% para a abordagem centrada nas soluções, e 55% para as histórias dedicadas aos problemas.
  • Quase o dobro dos participantes descreveram as peças de jornalismo de soluções como “encorajadoras”, em comparação com as outras (52% e 27%).
  • Em média, nos vários grupos demográficos, 51% dos inquiridos disseram que preferiam as peças de jornalismo de soluções, 32% preferiram as notícias centradas nos problemas, e 17% não manifestaram preferência.