Mais de oito em dez portugueses consomem áudio em formato digital

O consumo de áudio digital, isto é, escuta de rádio, música ou podcasts através da internet, está a aumentar em Portugal. Quase 84% dos internautas em Portugal consomem áudio nesse formato, noticia o Eco.
Os dados são do Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal, desenvolvido pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal.
O relatório indica que cerca de 78% dos inquiridos ouvem áudio digital diariamente, numa média de semanal de 14 horas.
Mais de metade dos portugueses (57,3%) que ouvem áudio digitalmente fazem-no através da escuta de rádio em tempo real, nos sites das estações ou nas aplicações móveis.
“A morte da rádio tem vindo a ser sucessivamente anunciada, primeiro com a televisão, depois com a internet, e agora com o streaming. Contudo, o que estes dados nos mostram é que uma grande parte da população –— e é transversal a todas as gerações — continuam a ouvir rádio, embora agora a consumam de uma forma digital“, refere Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Áudio Portugal, citado em comunicado.
Os valores têm vindo a crescer, com quase 40% dos portugueses a ter ouvido mais conteúdos digitais no ano passado, especialmente podcasts.
Em média, os conteúdos mais consumidos no digital são a música (80%), o humor (42,6%) e o entretenimento (38,3%). Nos consumidores mais velhos, entram para o topo também as notícias e os temas políticos.
Do ponto de vista das plataformas usadas, as mais comuns são o YouTube (77,7%) e o Spotify (58,4%), e a seguir as aplicações das estações de rádio (42,3%).
É no smartphone que os portugueses mais consomem conteúdos áudio em formato digital (67,1%), mas também no rádio do carro (50,7%) e no computador (48,9%).
Quase todos os inquiridos da geração Z (98,4%), portanto, nascidos entre 1996 e 2010, ouvem áudio digital. No entanto, apenas 38% destes consomem rádio em tempo real.
Já na faixa etária dos baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964, cerca de 68% consomem áudio em formato digital. Destes, quase 68% ouvem rádio em tempo real.
A diferença é praticamente inexistente entre géneros, com cerca de 83% dos homens e das mulheres a reportarem consumir áudio em suporte digital.
Foram realizadas 808 entrevistas a utilizadores de internet portugueses com mais de 15 anos, entre os dias 16 e 29 de Fevereiro de 2024.
(Créditos da fotografia: Vitaly Gariev no Unsplash)