Incerteza tecnológica e económica continua a influenciar redacções e indústria de “media”
A incerteza económica e tecnológica, que liderou a lista de preocupações da indústria dos media até agora, continuará a marcar o dia-a-dia dos próximos meses, de acordo com o Brand Publishing Snapshot: Q2 2023, da empresa Toolkits. O relatório indica o que os meios de comunicação estão a fazer perante os desafios e deixa algumas recomendações.
“A Toolkits é uma empresa de media que fornece informação e inteligência para profissionais de media e publicações”, refere a organização na sua apresentação. “Publicamos jornalismo original e pesquisa, análises de especialistas, orientação sobre as melhores prácticas, proprietários de dados e recursos práticos”, acrescenta.
Segundo o relatório efectuado pela empresa, a inteligência artificial (IA) "tornou-se uma preocupação existencial para os media".
As plataformas como o ChatGPT da OpenAI e o Bard da Google, usam informações disponíveis na internet para fornecer as suas respostas, o que ameaça a estratégia de conteúdo dos meios de comunicação, que procuram oferecer informações únicas e especializadas, explica o estudo que, entretanto, sugere que os meios de comunicação devem concentrar-se em reportagens e análises originais para se diferenciarem e evitar que o seu conteúdo seja replicado por chatbots.
No entanto, o estudo refere, ainda, que a IA também apresenta oportunidades para aumentar a eficiência na geração de conteúdo e melhorar as estratégias de SEO. A IA pode ajudar a acelerar processos como pesquisa, redacção e sugestões de palavras-chave, permitindo que jornalistas e escritores se concentrem em agregar valor na forma de reportagens originais, indica.
A economia instável é outro elemento fundamental, que está a afectar a indústria dos media. A incerteza económica levou a cortes nas contratações e nos investimentos em novas iniciativas, e muitas empresas de media tiveram de “apertar o cinto”. Nos próximos meses, espera-se que os meios de comunicação continuem a enfrentar desafios económicos e que procurem formas de provar o seu valor.
De acordo com o estudo, uma das formas que os meios de comunicação utilizam para demonstrar o seu valor é através da ligação entre as suas publicações e as receitas, o que inclui a implementação de métricas mais sofisticadas para seguir o comportamento do público e o seu impacto nas vendas, ou para gerar receita directamente através da publicidade, acessos pagos ou links de afiliados.
Ainda segundo o relatório, que analisou o impacto da incerteza económica e tecnológica nos media, a distribuição tornou-se uma prioridade para os meios de comunicação, que têm procurado deixar de depender das redes sociais e concentrar-se nos seus próprios canais.
Sobre esse tema, o relatório anual de conteúdo do WordPress VIP, revelou que os canais próprios continuam a ser a principal opção de distribuição para os meios de comunicação, que apostam no envio de boletins informativos por e-mail e outros conteúdos enviados por correio, para atingirem directamente o seu público.