A música continua a liderar como o formato de áudio digital mais ouvido (77%), sobretudo entre os mais jovens, seguindo-se a rádio (61%) e os podcasts (54%). Poder ouvir onde e como quiser, a possibilidade de realizar outras actividades enquanto ouve, a variedade de conteúdos que oferece e poder personalizar o que ouve são os principais motivos para consumir conteúdos de áudio digital, segundo o IAB Espanha, revelou a Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual o CPI mantém um acordo de parceria

De acordo com o Digital Audio Study deste ano, o podcast posiciona-se como o terceiro formato de áudio digital em Espanha e já é ouvido por mais de metade dos ouvintes (54%).

Os temas que mais interessam aos ouvintes deste formato são humor e entretenimento, música, cinema e televisão, cultura e sociedade e história, humanidades e crenças. Os ouvintes acedem aos podcasts por diversos canais: redes sociais, medias especializadas em podcasts ou motores de busca na internet.

Especialmente para os jovens, o principal canal de acesso são as redes sociais (64%). Seis em cada dez ouvintes de podcast são subscritores, sendo os maiores de 54 anos os que menos subscrevem este tipo de formato de áudio digital. Entre os não assinantes, quase sete em cada dez estariam dispostos a assinar um podcast no futuro.

A utilização de assistentes de voz diminuiu nove pontos face à última edição do estudo, 35% dos ouvintes de áudio digital, fazem um uso mais intensivo na faixa etária dos 25 aos 44 anos. Altifalantes inteligentes (65%) e smartphones (56%) são os dispositivos mais utilizados para interagir com o assistente de voz, principalmente para ouvir música (80%), consultar a meteorologia (60%) e pesquisar conteúdos na Internet (53 %). %). A Alexa (59%) e a Google Assistant (43%) continuam a ser as assistentes mais utilizadas, enquanto o alcance da Siri é reduzido face ao ano passado (-13 pp.). Além disso, o Spotify e Amazon Music são os serviços de assinatura de assistente de voz mais conhecidos e usados, oito em cada dez ouvintes conhecem-nos e mais de um em cada dois utiliza-os.

Quanto à percepção da publicidade, 75% dos ouvintes lembram-se de ter ouvido publicidade enquanto consumiam áudio digital, principalmente sobre serviços financeiros e seguros, tecnologia e telecomunicações, mas também viagens, transportes e turismo e  63% consideram razoável a quantidade de publicidade em áudio digital, para 61% fornece informação e 60% acredita que ajuda a descobrir novas marcas e produtos.

Em relação ao pagamento por conteúdo, oito em cada dez ouvintes não possuem nenhuma assinatura paga de áudio digital e apenas 18% estariam dispostos a pagar por algum conteúdo premium. Esse dado cai oito pontos em relação ao estudo de 2021.

O Estudo de Áudio Digital 2023, patrocinado pela Audioemotion e Iki Group, elaborado em colaboração com a Elogia, oferece uma visão do mercado de áudio digital em Espanha.