“Wikipédia” quer melhorar fiabilidade e diversificar idiomas e fontes de informação
Trata-se, como aliás já referimos noutro espaço deste site, de uma alteração da matriz da politica editorial da Wikipédia, que goza de indiscutível influência global e que se converteu “na biblioteca pública do mundo”.
A jovem directora pretende agora diminuir a presença do inglês na Wikipédia, com mais de 5 milhões de artigos neste idioma, e valorizar outras línguas, designadamente, o espanhol que é a versão mais consultada, em comparação, por exemplo, com o alemão e o francês.
Como se sabe, os artigos da Wikipédia são redigidos em regime de voluntariado – qualquer um pode elaborar um texto e corrigi-lo depois – , o que equivale a ser um arquivo assegurado por milhões de colaboradores em todo o mundo.
Há um relativo equilíbrio no fluxo de informação, embora, ultimamente, se tenham sentido pressões para que a Wikipédia utilize regras mais estritas no controlo das suas entradas. O certo é que o saldo é francamente positivo. Nota-se que a grande maioria dos textos são rigorosos, o que é um importante activo da Humanidade.