“Watchdog Journalism” como tendência nos “media” dos EUA
O “watchdog journalism” ou “jornalismo de vigilância” voltou a ser uma tendência nos Estados Unidos, onde os profissionais dos “media” querem responsabilizar os actores políticos pelas suas acções, bem como reportar injustiças sociais.
Um dos mais recentes projectos de “jornalismo de vigilância” é “Mountain State Spotlight” , uma organização sem fins lucrativos, que pretende servir, directamente, a comunidade do Estado de West Virginia, relatou Sarah Scire num artigo publicado no “Nieman Lab”
Para tal, os seus co-fundadores, Greg Moore, Ken Ward Jr. e Eric Eyre, uniram-se a outros jornalistas e estagiários para escreverem histórias de interesse público.
A título de exemplo, no dia de lançamento do “site” do “Mountain State Spotlight”, foram publicados artigos sobre acesso inadequado à Internet e sobre as falhas de um programa estatal de alimentação infantil.
Todas estas histórias deverão ser continuadas até porque, de acordo com os responsáveis do projecto, "se encontramos alguma injustiça, não podemos simplesmente relatá-la apenas uma vez. Temos de voltar ao assunto, para dar conta dos desenvolvimentos positivos ou negativos”.
Setembro 20
Assim, os co-fundadores do “Mountain State Spotlight” querem certificar-se de que as suas histórias chegam a todos os cidadãos de West Virginia, mesmo àqueles que não consomem informação “online”.
Para já, uma das soluções encontradas foi a colaboração com jornais locais, que disponibilizam espaço nas suas páginas para histórias de “jornalismo de vigilância”.
Outro dos mecanismo a ser estudado é a partilha de informação nas redes sociais, já que, naquele Estado, indivíduos de todas as faixas etárias utilizam o Facebook para se manterem em contacto.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
A maioria dos alunos de jornalismo está pessimista quanto ao seu futuro profissional, considerando que será difícil encontrar um primeiro emprego, e que os salários...
Os primeiros meses da pandemia demonstram-se, particularmente, desafiantes para jornalistas e estudantes de comunicação social, que foram confrontados com um sector em crise, e com...
O formato digital tornou-se essencial para garantir a sustentabilidade dos “media” contemporâneos, já que cada vez mais leitores preferem consumir notícias nos seus...