Warren Buffett surpreendido pela queda da circulação de jornais
Quando Jeff Bezos adquiriu o Washington Post em 2013, muitos observadores levaram as mãos à cabeça. Segundo Media-tics, que aqui citamos, “entre os milionários tornou-se moda ajudar a flutuar negócios em clara decadência”:
“No entanto, Bezos já previa, nessa altura, que o jornal impresso desapareceria dentro de duas décadas ou seria transformado em ‘artigo de luxo’. Desde então, a sua obsessão é a de converter o Post numa empresa tecnológica centrada nos seus produtos digitais.” (...)
“A situação piorou nos últimos meses, até ao ponto em que a Berkshire Hathaway decidiu eliminar 148 postos de trabalho e não preencher outros 101. A sua subsidiária BH Media Group viu-se obrigada a reduzir gastos devido à diminuição das receitas de publicidade e ao facto de o crescimento no digital não compensar as perdas no papel.” (...)
Quando fizera aquelas declarações sobre os dois grandes jornais de Nova Iorque, em entrevista à CNBC, em Fevereiro do ano passado, Warren Buffett disse:
“Restam 1.300 jornais diários nos Estados Unidos [a Berkshire Hathaway tem 31 deles]. Eram 1.700 ou 1.800, ainda há pouco tempo. Tirando aqueles que mencionei, 1.400 ou 1.300 deles não conseguiram encontrar o modo de tornar o modelo digital complementar do impresso.” (...)
Mais informação em Media-tics e as declarações mais recentes de Warren Buffett