“Ao juntar a antena de televisão com a internet, as empresas locais poderão personalizar as suas notícias, desporto, eventos desportivos e outros programas com ferramentas interactivas, que fornecem conteúdos relevantes para os telespectadores”, de acordo com o “site” da NextGen.


Ainda assim, a NextGen TV exige que os cidadãos comprem uma nova televisão, o que não representa, igualmente, a melhor solução financeira.


Perante este cenário, começaram, ainda, a surgir soluções de “streaming” para televisões locais, como a VUit.


Um subscritor da VUit tem acesso a mais de 200 canais locais, bem como a boletins noticiosos de diferentes emissoras. 


O criador deste serviço, Jack Perry, acredita, acima de tudo, que estas emissoras devem apostar em programação exclusiva e hiperlocal.


“O foco destes canais deve ser: ‘vamos produzir algo que os nossos consumidores não encontrem em nenhum outro sítio”, disse Perry. “‘Vamos apostar naquilo que fazemos melhor, que é reportar sobre as nossas comunidades. E depois de fazermos isso, vamos chamar a publicidade local’. Esta é a fórmula vencedora”.