Uma “newsletter” original com conselhos agrícolas e de jardinagem
Um jornalista do Southern California News Group (SCNG) , Alex Groves, desenvolveu, recentemente, uma “newsletter” inovadora: durante oito semanas, enviou “mails” sobre o crescimento da sua plantação de tomates, intitulados “Garden Party”.
Segundo noticiou o “site” do Instituto Poynter, esta iniciativa surgiu após a directora de entretenimento do SCNG, Vanessa Franko, ter reparado que as histórias sobre jardinagem e agricultura são, particularmente, bem recebidas na Califórnia.
“É absolutamente fascinante e recebemos inúmeros "emails" [sobre o tema] , com questões dos leitores”, afirmou Franko em entrevista para a “Poynter”. “A interacção é de outro mundo, o que é uma coisa pouco provável para as temáticas de casa e jardins”.
Assim, durante oito semanas, Alex Groves aconselhou os leitores da “newsletter” sobre as melhores técnicas para plantar tomates e fazê-los crescer de forma saudável.
Os “emails” foram desenvolvidos em formato de “cartoon”, para ajudar os consumidores a compreender todos os passos a cumprir.
Este projecto conseguiu alguns milhares de subscritores e uma taxa de abertura na ordem dos 55%.
Maio 21
Os responsáveis por esta “newsletter” incentivam, assim, outros jornalistas a criarem iniciativas semelhantes, aconselhando-os a acompanhar dados estatísticos e a ouvir as audiências, como forma de garantir o sucesso dos projectos.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...