Um pequeno jornal familiar americano entre os vencedores do Pulitzer
The Storm Lake Times é um dos milhares de jornais locais nos EUA que vivem da “paixão e impulso” de famílias como os Cullen.
Segundo a reportagem que citamos, da edição brasileira do El País, “o irmão de Art, John, fundou a publicação em 1990 e se encarrega de equilibrar as contas. Sua mulher, Dolores, é repórter e fotógrafa e seu filho, Tom, é o jornalista que realizou a grande investigação que lhes valeu um prémio histórico”.
“É a melhor maneira de demonstrar o esforço que este jornal fez durante tantos anos para denunciar a má qualidade da água nesta região e as consequências da agricultura”, afirma. Cullen vem cobrindo o fenómeno da contaminação da água durante os últimos 25 anos, mas há dois anos as reportagens de The Storm Lake ganharam uma dimensão ainda maior.” (...)
O Prémio foi atribuído por uma série de editoriais que desafiaram as grandes empresas agrícolas do país, Cargill e Monsanto, além do financiamento dos responsáveis, num processo judicial por contaminação do meio ambiente.
“Quando Cullen soube que se desconhecia quem estava doando recursos para defender os responsáveis por contaminar o principal rio da região, o jornal iniciou uma investigação até desvendar quem desembolsava o dinheiro. O júri do Pulitzer reconheceu (...) o seu ‘jornalismo incansável, seu impressionante conhecimento e sua escrita’.”
Mais informação no texto do El País