Um novo feminismo conquista espaço na cultura digital
“As mulheres estão a conquistar a Internet” - afirma Ormaetxea. “Na maior rede social do mundo, o Facebook, há mais 11% de mulheres do que homens. Há três vezes mais mulheres do que homens noutra rede social, a Pinterest. As mulheres também são uma maioria esmagadora no Instagram. Os blogs escritos por mulheres estão em maioria absoluta na rede. As mulheres estão a tomar a liderança digital e isto supõe uma mudança cultural de grande transcendência.” (...)
Segundo o autor, “ao feminismo do tipo Simone de Beauvoir seguem-se novas heroínas como Sheryl Sandberg, número dois no Facebook”.
“Este novo feminismo não pretende bater-se contra os homens, nem como eles. São os novos modelos de uma geração que está a dar nova visibilidade ao feminismo no espaço público. Caracteriza-se pela ausência de directrizes hegemónicas, havendo antes uma interessante multiplicidade de vozes.” (...)
Muitos destes novos sites “não têm possibilidade de comentários, como se as mulheres quisessem proteger-se dos numerosos trolls machistas que inundam a Internet. Também emerge uma crítica cultural feminista, que pretende manifestar um ponto de vista feminino em muitos sectores maioritariamente dominados por homens”.
Mais informação no artigo original, em Media-tics