Esta não foi, contudo, a única acção do governo contra jornalistas do “Cumhuriyet”. Em 2020, o Parlamento Europeu de Direitos Humanos estabeleceu que o Estado turco deveria pagar 128 mil euros em indemnizações por prisão arbitrária de oito colaboradores daquele título.


As restrições à liberdade de imprensa reflectem-se, ainda, no controlo que o Estado exerce sobre os “media”. 


Actualmente, 90% dos meios de comunicação são controlados por investidores próximos do governo.


Neste sentido, em 2020, o governo forçou, igualmente, o fecho de 160 empresas de comunicação e restringiu o acesso a 1.358 


Além disso, desde 2015, mais de 3 mil jornalistas foram demitidos. 


Os RSF salientam, por fim, que, no ano passado, o governo suspendeu a publicidade estatal em jornais independentes durante 276 dias, privando-os de receitas essenciais para a sua sustentabilidade financeira.