Transição digital não afectou meios de comunicação noticiosos
Os “media” estão a lidar “razoavelmente bem” com a transição digital, e continuam a ser importantes para os cidadãos.
Pelo menos estas são as conclusões do estudo “Media for Democracy Monitor (MDM) 2021”, que analisou a percepção dos “media” em 18 países, incluindo Portugal.
Este relatório afirma, concretamente, que “apesar das plataformas digitais e de toda a espécie de crises, os meios de comunicação noticiosos não perderam a sua importância para os cidadãos e a procura de notícias continua alta. Os principais ‘media’ continuam a servir bem as democracias contemporâneas”.
Além disso, o estudo refere que os jornalistas continuam a considerar-se “watchdogs” e a identificarem-se com as funções de repórteres de investigação.
Por outro lado, o projecto revelou que o “alto nível” de concentração da propriedade dos “media” poderá desafiar “de modo crítico” a diversidade informativa.
Neste sentido, nenhum país indicou ter níveis de concentração muito baixos e, em quase todos, “a concorrência parece ser fraca, com um reduzido número de Grupos a controlar todo o mercado mediático”.
Neste sentido, ao contrário do que as empresas perspectivaram, o processo de digitalização não contribuiu para equilibrar os níveis de concentração da propriedade, tanto ao nível regional como local.
Abril 21
Os participantes referiram, igualmente, que ainda não existe “igualdade de género” no interior das redacções o que, por vezes, “representa um problema”.
A Suécia é o único país participante que pode ser considerado, neste âmbito, “um modelo a seguir pelos demais”, o que significa “um claro e inequívoco apelo” para que os “media” revejam as suas práticas internas.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...