“The Guardian” retoma equilíbrio financeiro … e dá lucro
O prestigiado jornal britânico The Guardian, acaba de anunciar que recuperou o equilíbrio financeiro após três anos desastrosos, com perdas na ordem dos cinquenta e sete milhões de libras (87,4 milhões de euros à taxa actual).
Para chegar a este resultado, The Guardian promoveu o envolvimento dos seus leitores, através de subscrições mensais e de donativos, mas abdicando do paywall.
Com esta iniciativa original, somada às receitas de publicidade, as contas do Grupo ficaram estabilizadas, conseguindo, inclusive, um pequeno lucro operacional.No editorial assinado pela directora do jornal, Katharine Viner, ”há três anos o cenário era diferente, quando um modelo de negócio falido ameaçava destruir os meios de comunicação no mundo inteiro: a publicidade em papel estava a colapsar, as vendas de jornais estavam a cair, e a promessa do crescimento publicitário no digital ia quase na totalidade para a Google e o Facebook. Estas ameaças ainda existem e, apesar de termos encontrado uma forma de as contornar, a situação ainda é frágil”.
Maio 19
Com este feito, The Guardian reforça a sua posição no mercado britânico e orgulha-se, ainda, de ser livre de qualquer interesse económico. Para Katharine Viner, “o nosso modelo de negócio único significa que não somos controlados por um dono bilionário ou um grupo de accionistas que nos pedem retorno financeiro – qualquer lucro financeiro, e todas as contribuições dos nossos leitores, são reinvestidos directamente no nosso jornalismo”.
Finalmente, o objectivo do The Guardian é ambicioso: conseguir o apoio financeiros de dois milhões de leitores nos próximos três anos.
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