“The Guardian” na vanguarda tecnológica dirigida a jornalistas
A marca The Guardian tem vindo a distinguir-se, nos últimos anos, por estar na vanguarda da inovação jornalística, ajudando a transformar os fluxos de trabalho e os formatos de reportagem.
Desta forma, tanto o “Guardian” como o “Observer” conseguiram conquistar milhões de leitores, que partilham o trabalho desenvolvido por estes títulos através das redes sociais, e que apoiam o seu funcionamento através de doações pecuniárias.
Por isso mesmo, o “Laboratorio de Periodismo” reuniu as principais inovações que a marca The Guardian implementou nos últimos dez anos, e que ajudaram a empresa a estabelecer-se como um exemplo a seguir.
Em primeiro lugar, o “Laboratorio de Periodismo” destacou a criação da plataforma de análise interna “Ophan”, que ajuda os colaboradores a cumprirem metas jornalísticas, ao contrário do que acontece com a Google Analytics, que dá destaque ao número de “clicks” e de visualizações.
Além disso, o relatório recordou a importância da implementação de ferramentas editoriais, que facilitam a criação de conteúdo multiplataforma, ajudando os títulos a conquistar leitores com gráficos e representações inovadoras.
Novembro 21
Outro dos marcos mais importantes foi a introdução de um código informático específico, que ajudou a “acelerar a publicação de recursos e mudou, fundamentalmente, a forma de trabalhar das diversas equipas”.
O “Laboratorio de Periodismo” sublinha, por outro lado, que o “Guardian” continua a trabalhar para assegurar a sua inovação constante, e garantir que os seus artigos vão ao encontro dos interesses e necessidades dos leitores.
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