A nova secção tem o título explícito de Reader Questions e começou por aparecer em artigos do noticiário internacional, mas foi alargada aos desportos, economia e meio ambiente / tecnologia e ciência. Para já, o jornal propõe aos leitores três questões previamente redigidas, sobre um aprofundamento do tema em próximas notícias sobre o mesmo, convidando-o a escolher. Para fazer esta triagem, “a equipa editorial também toma em conta o que os leitores escrevem na secção de comentários”. 

Segundo notícia do Digiday  - que aqui citamos de Media-tics -  sobre os distúrbios na Venezuela, por exemplo, os leitores quiseram saber por que motivo está o país em crise. As reportagens sobre este tema passaram a ter uma caixa de texto no meio, com explicação sobre o fundo económico e social que levou a Venezuela até este ponto: 

“Os leitores também podem votar sobre se o esclarecimento lhes foi útil, e 97% respondem afirmativamente, o que revela que realmente tinham grande interesse em conhecer estes detalhes.” (...) 

“Os artigos obtêm milhares de respostas, que representam cerca de 9% dos leitores que lêem a pergunta e em alguns casos vão até aos 20%. Segundo o editor, 80% das perguntas vêm de leitores habituais. No entanto, na hora de as tomar em conta, o editor não pode ver se estas pessoas são membros de The Guardian.”

 

 

Mais informação em Media-tics e no Digiday, de onde colhemos a imagem utilizada