Por seu lado, El País coloca em título principal que o Governo e o PSOE têm dúvidas sobre o alcance e o momento do Artº 155. El Mundo, ABC, El Correo e La Razon sugerem que Rajoy estará ainda a usar o procedimento necessário para a aplicação formal do Artº 155 para dar tempo a Puigdemont no sentido de “eleições legais”. 

La Vanguardia inclui ainda uma peça sobre as primeiras páginas da Imprensa internacional sobre esta matéria, incidindo sobretudo nas de Le Monde, Le Figaro, The New York Times, The Guardian, La Repubblica e alguns jornais alemães e norte-americanos. 

Os dois jornais franceses citados informam os seus leitores sobre o que é o Artº 155 e acrescentam que nunca fora usado desde a proclamação da democracia. Le Monde mantém um directo, na sua edição online, para seguir esta questão. 

The Guardian afirma que se trata da “maior crise política em Espanha em 40 anos”. The Economist veicula informação sobre os próximos passos do Governo espanhol, dizendo que se prepara para “estabelecer um governo paralelo” na Catalunha, para “deter a secessão”. 

Segundo La Reppublica, “a detenção dos dois Jordi e a possibilidade de que as duas organizações cívicas da independência, ANC e Òmnium, sejam declaradas ilegais, radicalizaram definitivamente o cenário”. 

O título mais forte do Süddeutsche Zeitung, sobre esta matéria, vê o problema pelo prisma da economia, falando de possível recessão na Espanha. 

Mais informação em La Vanguardia