Televisões sem consenso em debates presidenciais em França
Os debates presidenciais franceses representaram um desafio para as emissoras francesas, uma vez que os candidatos, Emmanuel Macron e Marine Le Pen, pareciam não conseguir chegar a um consenso sobre os temas a serem discutidos.
Conforme apontou o “Monde”, este formato informativo teve, nas últimas semanas, acrescida importância, uma vez que os franceses pareciam divididos quanto à intenção de voto para a segunda volta das eleições, agendada para 24 de Abril.
Contudo, perante a ausência de um acordo entre os políticos, as emissoras televisivas e radiofónicas foram obrigadas a realizar um sorteio, estabelecendo as temáticas dos debates.
“Cada pormenor conta, é um momento decisivo para os candidatos, mesmo que nenhum debate jamais tenha invertido a tendência de uma eleição” , explicou o director de informação do TF1, Thierry Thuillier.
Por isso mesmo, e para evitar que assuntos importantes caíssem no esquecimento, foi definida a duração para a abordagem de cada tema.
Por outro lado, continuou o “Monde”, este não foi o único problema relativo aos debates presidenciais, que assumiram uma nova linha editorial, aproximando-se do “info-entretenimento”.
Ou seja: a fim de conquistarem maiores audiências, as emissoras deram mais tempo de antena aos temas polémicos.
Abril 22
Por isso mesmo, a Autoridade Reguladora do Audiovisual e Comunicação Digital (Arcom), notificou as emissoras, avisando-as de que deveriam estabelecer um tratamento igualitário para os candidatos.
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