Televisão continua à frente no consumo de audiovisual pelos portugueses
Por seu lado, a TV permanece nos hábitos de consumidores de todas as idades, mesmo entre aqueles que mais acedem a conteúdos online. Segundo o Público, “praticamente todos os consumidores vêem televisão pelo menos uma vez por semana: 99% dos inquiridos afirmaram ter este hábito. É um valor que não tem variações em função da idade e que deixa muito para trás a frequência de utilização de qualquer outro meio: 73% afirmaram ouvir rádio pelo menos semanalmente, 68% disseram consultar jornais ou revistas (o que inclui edições impressas e online) e 61% acedem regularmente à Internet”. (...)
“Embora pareça uma realidade distante da narrativa instalada sobre a digitalização do País, o resultado vem corroborar os estudos internacionais sobre esta temática, que colocam Portugal na cauda da Europa” - referem os autores do estudo, frisando que o “cenário de desligamento digital dos mais velhos continua a existir não obstante as iniciativas públicas e privadas” que têm promovido o acesso à rede.
“Cerca de um quarto do total dos inquiridos tem apenas acesso aos cinco canais (RTP1, RTP2, SIC, TVI e canal Parlamento), apresentando como motivo chave razões económicas (65,9%), seguindo-se, com 48,4%, o facto de os cinco canais oferecerem programas suficientes para satisfação das necessidades informativas e recreativas”, conclui o estudo.
Sobre o consumo de jornais e revistas, mais de dois terços (68,2%) disse aceder regularmente a conteúdos de Imprensa, tanto em papel como em versões digitais.
“O hábito de aceder à informação produzida pela Imprensa apresenta uma maior prevalência nos indivíduos entre os 35 e 44 anos (79,1%) e entre os 25 e os 34 anos (78%). Já entre os maiores de 65 anos apenas 52,5% são leitores regulares” - acrescenta o estudo, que ainda indica que os segmentos mais jovens também consomem informação, com 63% entre os 15 e 24 anos.
O estudo, que foi coordenado por dois docentes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, Nelson Ribeiro e Catarina Duff Burnay, incide sobre uma amostra de 1.018 indivíduos, representativos do universo a estudar – população residente em território nacional com 15 ou mais anos de idade.
O trabalho de campo decorreu entre 3 de Outubro e 30 de Novembro de 2015.
Mais informação no Observador; estudo no site da ERC