A atitude assumida pelo Hub é: “se você pedir, muitos vão dar”. 

“No mínimo, se não pedir e não divulgar as dificuldades do trabalho que realiza, os seus leitores nunca terão a oportunidade de expressar monetariamente o apoio ao jornalismo que o seu meio de comunicação produz. Mas agora, com mais de um ano de resultados de cerca de duas dúzias de organizações que se tornaram membros, o Hub tornou-se capaz de apoiar as estratégias de ‘membrasia’ que tem usado junto destas empresas de media, com dados qualitativos e quantitativos.” (...) 

Conforme explica Mary Walter-Brown, CEO da plataforma Hub

“O melhor indicador de lealdade da ‘membrasia’ é se uma empresa já está a dirigir-se à sua audiência sobre a necessidade de levantar fundos”. (...) “O outro indicador é quantos assinantes tem na sua lista, e qual é o seu nível de empenhamento: por exemplo, eles abrem regularmente as suas newsletters?” (...) 

Com o consentimento dos participantes, o Hub recolhe os seus dados mensais  - informação que entra num modelo que pode então dar projecções sobre planos de receita razoáveis. 

As empresas que se tornaram membros desta plataforma vão desde pequenos websites locais, como o NJ Spotlight e The Incline, em Pittsburgh, e os seus “irmãos” Billy Penn e Denverite, até sites de dimensão nacional, temáticos, como The Intercept e  The Marshall Project, até grupos como o Maynard Institute for Journalism Education

Mary Walter-Brown prevê que o número chegue às três dezenas até ao final deste ano. 

“Nós temos visto que as pessoas que valorizam o jornalismo e apreciam o conteúdo que uma determinada empresa produz estão muito acessíveis para a ajudar financeiramente  - se compreenderem que essa empresa precisa desse apoio financeiro, e se ela está disposta a dirigir aos leitores uma exposição clara e honesta sobre os motivos da necessidade do mesmo apoio”  -  conclui Walter-Brown.

 

O artigo aqui citado, na íntegra, no NiemanLab.

Mais informação sobre o conceito de “membrasia” e fidelidade dos leitores, aqui no nosso site.