Ser “membro” de um jornal como nova forma de ser assinante
A atitude assumida pelo Hub é: “se você pedir, muitos vão dar”.
“No mínimo, se não pedir e não divulgar as dificuldades do trabalho que realiza, os seus leitores nunca terão a oportunidade de expressar monetariamente o apoio ao jornalismo que o seu meio de comunicação produz. Mas agora, com mais de um ano de resultados de cerca de duas dúzias de organizações que se tornaram membros, o Hub tornou-se capaz de apoiar as estratégias de ‘membrasia’ que tem usado junto destas empresas de media, com dados qualitativos e quantitativos.” (...)
Conforme explica Mary Walter-Brown, CEO da plataforma Hub:
“O melhor indicador de lealdade da ‘membrasia’ é se uma empresa já está a dirigir-se à sua audiência sobre a necessidade de levantar fundos”. (...) “O outro indicador é quantos assinantes tem na sua lista, e qual é o seu nível de empenhamento: por exemplo, eles abrem regularmente as suas newsletters?” (...)
Com o consentimento dos participantes, o Hub recolhe os seus dados mensais - informação que entra num modelo que pode então dar projecções sobre planos de receita razoáveis.
As empresas que se tornaram membros desta plataforma vão desde pequenos websites locais, como o NJ Spotlight e The Incline, em Pittsburgh, e os seus “irmãos” Billy Penn e Denverite, até sites de dimensão nacional, temáticos, como The Intercept e The Marshall Project, até grupos como o Maynard Institute for Journalism Education.
Mary Walter-Brown prevê que o número chegue às três dezenas até ao final deste ano.
“Nós temos visto que as pessoas que valorizam o jornalismo e apreciam o conteúdo que uma determinada empresa produz estão muito acessíveis para a ajudar financeiramente - se compreenderem que essa empresa precisa desse apoio financeiro, e se ela está disposta a dirigir aos leitores uma exposição clara e honesta sobre os motivos da necessidade do mesmo apoio” - conclui Walter-Brown.
O artigo aqui citado, na íntegra, no NiemanLab.
Mais informação sobre o conceito de “membrasia” e fidelidade dos leitores, aqui no nosso site.