Ricardo Costa é o orador convidado em Março no ciclo de jantares-debate
Num momento em que está cada vez mais na ordem do dia o debate sobre a sociedade de informação, quer na vertente dos conteúdos, quer nas suas interações sociais e políticas, Ricardo Costa é um protagonista, com poderes reforçados e mérito reconhecido, num dos mais importantes grupos jornalísticos portugueses, que se distribui por múltiplas plataformas, impressas e digitais, utilizando as mais modernas ferramentas tecnológicas.
Ricardo Costa é filho do escritor e poeta Orlando da Costa, e meio-irmão do atual primeiro-ministro, António Costa, filho da jornalista Maria Antónia Palla.
Frequentou a Licenciatura em Ciências da Comunicação, sem a concluir, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e aos 21 anos ingressou no Expresso, assumindo a direção do semanário a partir de 2010. Anteriormente, foi diretor da SIC Notícias.
A 27 de maio de 2014, apresentou a demissão do cargo de diretor do Expresso, após o irmão António Costa ter anunciado a sua disponibilidade em ser Secretário-Geral do Partido Socialista. A administração da Impresa não aceitou.
Para sinalizar a sua independência, Ricardo Costa publicou, na altura, nas colunas do Expresso, a “Carta a um irmão político”, na primeira pessoa, escrevendo a certo passo: “Tu nunca foste jornalista e eu nunca fui político. Andámos e andamos em barricadas diferentes. E é assim que tem que ser. Temos a vantagem de saber que nunca teremos de fazer um frente a frente, mas temos a desvantagem de saber que o Expresso te vai cair em cima de quando em vez e que tu vais tentar cair em cima do Expresso”.
Uma carta que ficou célebre e que definiu o seu sentido de rigor e empenho na separação de águas.
Ao ser nomeado agora diretor geral de Informação do Grupo Balsemão, como é conhecido, Ricardo Costa fez o pleno dos elogios, recolhendo uma cobertura explícita por parte da administração da Empresa para o exercício das suas novas funções.
Francisco Balsemão fundamentou a escolha “pela forma exemplar como gere e motiva equipas, pela sua intransigência na defesa dos valores que regem a atividade noticiosa da Impresa - independência editorial, autonomia e transparência - e pela sua visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital”.
Com Ricardo Costa, jornalista de corpo inteiro, vamos ficar em boa companhia neste ciclo de jantares-debate, marcado para a Sala da Biblioteca do Grémio Literário, e prometendo uma ampla reflexão sobre a realidade mediática que hoje se vive em Portugal.