Revitalizar o jornalismo local em parceria com “startups”
Nos últimos anos, os “media” locais têm vindo a estabelecer parcerias com “startups” de jornalismo, notou Joshua Benton num artigo publicado no “Nieman Lab”.
De acordo com o autor, este tipo de iniciativa é crucial para a revitalização do jornalismo local, já que alia as audiências dos “media” públicos, com o modelo de negócio digital promovido pelas “startups”.
Com isto, Joshua Benton considera que estas parcerias são as mais naturais e eficazes no panorama mediático.
O autor alerta, contudo, -- baseando-se num projecto da Universidade de Harvard -- que determinadas iniciativas podem gerar conflitos no interior das redacções, já nem todos os “media” tradicionais estão dispostos a implementar mudanças no seu “modus operandi”.
Como tal, Benton listou algumas sugestões, de forma a que todas as parcerias entre “media” locais e “startups” sejam bem sucedidas.
Estas dicas são aplicáveis a jornais, canais de televisão e, ainda, a estações de rádio.
Em primeiro lugar, o autor sugere que as redacções clarifiquem o tipo de parceria que pretendem estabelecer, bem como o nível de fusão entre as empresas.
Março 21
Da mesma forma, o Benton ressalva a importância de os responsáveis pelas redacções estarem dispostos a ceder em algumas funções, a aceitar as novas medidas e a manter relações com outras organizações de filantropia.
Além disso, Benton sublinha que os jornalistas dos “media” devem ser permeáveis às mudanças sugeridas pelas “startups”.
Com isto, o autor está confiante de que os “media” voltarão a ter um papel preponderante na sociedade, já que o maior problema enfrentado não passa pelos seus valores ou missão, mas pela falta de uma estratégia clara e de um modelo de negócio inovador.
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