Reuters Institute propõe nova formação reservada a jornalistas
O Reuters Institute for the Study of Journalism lançou, recentemente, a rede Oxford Climate Journalism Network, cujo principal objectivo é ajudar os profissionais dos “media” a melhorarem a cobertura noticiosa sobre as alterações climáticas.
Ou seja, a Oxford Climate Journalism Network pretende ajudar os jornalistas a contextualizarem as alterações climáticas como uma consequência de questões sociais, económicas e financeiras, e não enquanto um fenómeno isolado.
Por isso mesmo, os seus membros poderão usufruir de acções de formação junto de especialistas mundiais, e terão acesso a "fóruns" de discussão, em que serão convidados a trocar ideias e impressões com os seus colegas.
Da mesma forma, os membros desta rede jornalística poderão aceder, durante seis meses, a materiais informativos sobre os principais desafios na cobertura noticiosa das questões ambientais.
A Oxford Climate Journalism Network quer, assim, implementar mudanças significativas no “modus operandi” de centenas de jornalistas em todo o mundo, para que estes promovam uma nova forma de abordar as alterações climáticas nos “media”.
Outubro 21
Esta oportunidade está aberta a todos os jornalistas, que deverão comprometer-se em comparecer a um número mínimo de acções de formação.
Os profissionais interessados poderão candidatar-se através do “Reuters Institute”
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...