Reuters Institute propõe nova formação reservada a jornalistas
O Reuters Institute for the Study of Journalism lançou, recentemente, a rede Oxford Climate Journalism Network, cujo principal objectivo é ajudar os profissionais dos “media” a melhorarem a cobertura noticiosa sobre as alterações climáticas.
Ou seja, a Oxford Climate Journalism Network pretende ajudar os jornalistas a contextualizarem as alterações climáticas como uma consequência de questões sociais, económicas e financeiras, e não enquanto um fenómeno isolado.
Por isso mesmo, os seus membros poderão usufruir de acções de formação junto de especialistas mundiais, e terão acesso a "fóruns" de discussão, em que serão convidados a trocar ideias e impressões com os seus colegas.
Da mesma forma, os membros desta rede jornalística poderão aceder, durante seis meses, a materiais informativos sobre os principais desafios na cobertura noticiosa das questões ambientais.
A Oxford Climate Journalism Network quer, assim, implementar mudanças significativas no “modus operandi” de centenas de jornalistas em todo o mundo, para que estes promovam uma nova forma de abordar as alterações climáticas nos “media”.
Outubro 21
Esta oportunidade está aberta a todos os jornalistas, que deverão comprometer-se em comparecer a um número mínimo de acções de formação.
Os profissionais interessados poderão candidatar-se através do “Reuters Institute”
A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de...
No passado dia 22 de Outubro, realizou-se, em Londres, a Trust Conference, o prestigiado encontro anual da Thomson Reuters Foundation. Estiveram presentes centenas pessoas, incluindo alguns nomes...
Foi recentemente lançado o livro Content Creators and Journalists: Redefining News and Credibility in the Digital Age (Criadores de Conteúdos e Jornalistas: Redefinindo Notícias e Credibilidade na...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...