Reportagens multiplataforma para incentivar jornalismo em África
Perante o crescente interesse pelo consumo de notícias “online”, os especialistas de “media” têm vindo a criar centros de desenvolvimento tecnológico, com o objectivo de preparar os profissionais do sector para esta nova realidade.
O mesmo acontece no Quénia, onde a organização Media Innovation Center, liderada pela especialista Njoki Chege, tem desempenhado um papel crucial para a sustentabilidade da imprensa no Leste de África,
Em entrevista para o “site” do Reuters Institute for Journalism, Chege revelou que o Media Innovation Center, fornece, igualmente, apoio financeiro a "startups" de jornalismo -- tanto no Quénia, como na Tanzânia e no Uganda -- que apresentem ideias inovadoras e focadas no desenvolvimento tecnológico.
Com isto -- afirmou aquela especialista -- o Media Innovation Center procura garantir que os novos profissionais do sector apostam na digitalização dos “media” e que direccionam o seu conteúdo a audiências mais jovens.
O foco do Media Innovation Center passa, desta forma, por criar uma comunidade de profissionais, que se junta para trocar ideias sobre o futuro do jornalismo naquela zona de África.
Chege destaca, neste sentido, o “storytelling” visual que tem vindo a ser desenvolvido por “startups” de “media”, com recurso a tecnologias de Realidade Virtual.
Além disso, aquela responsável garante que as equipas apoiadas pelo Media Innovation Center têm tudo para serem bem-sucedidas, já que estão dispostas a arriscar e a acelerar o processo de decisão.
Março 21
Posto isto, Chege acredita que os grandes “media” devem seguir o exemplo destas pequenas “startups” e começar a apostar em conteúdo dirigido a audiências mais jovens, até porque a idade média estimada dos cidadãos do Leste de África é de 18 anos.
Para tal, estas redacções devem desenvolver reportagens multiplataforma, focando-se em temas como a beleza, “lifestyle” e feminismo.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...