Segundo o estudo da Knight Foundation e Gallup, baseado numa pesquisa com três rondas de entrevistas, cada uma com mais de 1300 membros do Painel Gallup com 18 anos ou mais, as conclusões sobre os media locais são ligeiramente diferentes, quando analisados sem qualquer comparação.

 

Deixando de lado os media nacionais, a imprensa local é descrita como "frágil", pois os inquiridos julgam que manter o nível de confiança nestes meios vai ser difícil face às receitas decrescentes, à diminuição das redacções e à consequente diminuição de assinaturas.

 

Em relação à cobertura noticiosa das organizações jornalísticas na sua área local, 51% dos americanos considera que estas se mantêm “mais ou menos na mesma", 37% consideram que houve alterações numa “direcção mais liberal” e 11% consideram que as alterações se deram “numa direcção mais conservadora”. Os que identificaram uma mudança ideológica dos media locais demonstram menos confiança nessas notícias.

 

Os inquiridos também revelaram que existem vários assuntos que deveriam ter maior destaque nos media locais, como as drogas (65%), a educação até os 12 anos (64%), o meio ambiente (64%) e o mercado imobiliário (61%).

 

Os dados apresentados podem ser uma forma de os meios de comunicação locais conseguirem identificar e reter aqueles que se interessam pelo sítio onde vivem e que são fortemente ligados à comunidade.

 

 

Mais informação em APM e Knight Foundation.