De acordo com o relatório, as publicações auscultadas estão já a diminuir o formato das suas edições (número de páginas) e a maioria destes títulos prevê a diminuição do volume de tiragem.


A medida é justificada, apenas, com a contenção de despesas e de recursos, num momento em que grande parte da população está confinada ao espaço doméstico e em que as fontes de receita parecem definhar.


No que respeita ao coronavírus, enquanto elemento crucial da agenda mediática, existe uma tendência geral para se considerar fácil a obtenção de informação.


Foram registadas, no entanto, algumas dificuldades, entre as quais o desconhecimento pormenorizado das fontes,  dos interlocutores, e das dificuldades técnicas. 


São, ainda, enumeradas outras questões, como a falta de colaboração das entidades de saúde locais e o condicionamento da informação, entre outras. 


No que respeita à partilha da informação recolhida com outras publicações, quase metade dos inquiridos mostrou-se disponível apara colaborar, de forma a obter publicidade ou patrocínios, numa altura em que a obtenção de receitas se tornou num processo ainda mais complexo. 


Leia o relatório original em Obercom