Relatório da Reuters analisa tendências dos “media” em 2020
Durante 2020, os colaboradores do Reuters Institute for Journalism focaram-se em analisar as principais tendências dos “media”, bem como os acontecimentos que vieram alterar o “modus operandi” dos profissionais.
Agora, a equipa de especialistas reuniu uma lista com 20 descobertas essenciais, que continuarão a ser consideradas relevantes em 2021.
Em primeiro lugar, a equipa do Reuters Institute destacou que, perante a pandemia, o consumo de notícias aumentou um pouco por todo o mundo.
Além disso, os “media” foram considerados mais confiáveis do que as redes sociais, no que toca ao coronavírus. Neste contexto, as publicações com maior nível de precisão são aquelas de que o público menos desconfia.
Por outro lado, o confinamento fez com que os cidadãos passassem a optar pela subscrição de jornais “online”. Os títulos sem ideologia expressa registaram resultados, particularmente, satisfatórios.
Verificou-se, também, que os subscritores de plataformas de “streaming” têm maior propensão para aderir a serviços noticiosos digitais.
Ainda assim, a maioria das publicações registou uma quebra significativa nas receitas.
Janeiro 21
Este panorama fez com que muitos jornalistas optassem por lançar os seus próprios projectos sobre a pandemia. Assim, registou-se um crescimento exponencial no número de “podcasts” informativos sobre o vírus.
A covid-19 esteve, também, em destaque nas “fake news”, o que deverá continuar a verificar-se nos próximos meses.
De acordo com os autores, o grande volume de desinformação partilhada fez com que mais pessoas fossem consideradas “vulneráveis”.
Com isto, a maior parte dos cidadãos passou a concordar com a mediação de conteúdos nas redes sociais.
O Reuters Institute destaca, ainda, questões de desigualdade no interior das redacções, que deverão ser encaradas como uma prioridade. A título de exemplo, a maioria dos cargos de editor-executivo ainda é ocupada por homens. Ademais, existe pouca representatividade cultural neste tipo de funções.
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