Relatório atribui à França maior desconfiança nos Media
A França aparece também isolada na relativa fragmentação da sua “paisagem” jornalística. Apenas 20% dos inquiridos citam os mesmos títulos principais como fontes de notícias, e há importantes divisões entre os que se encontram mais à esquerda ou mais à direita, quanto aos media que usam ou em que confiam.
Finalmente, “as atitudes públicas em relação aos media, na França, são mais divididas por linhas populistas anti-elitistas do que por [linhas] ideológicas esquerda/direita”.
“No entanto, as diferenças são maiores, na fragmentação dos principais meios noticiosos, segundo linhas ideológicas esquerda/direita, do que segundo essas linhas populistas.” (...)
Alargando a questão da confiança a outras grandes instituições da sociedade, como os bancos e instituições financeiras, os Parlamentos e as forças armadas, são a Itália e a França que ficam nos níveis mais baixos quanto a confiarem nos bancos e nos órgãos representativos da democracia.
Como explica o texto de apresentação do Pew Research Center, a recolha comparada destes dados utiliza o mesmo material de um relatório já publicado, cujo trabalho de campo decorreu no último trimestre de 2017.
A apresentação dos dados e o primeiro capítulo sobre as atitudes em relação ao jornalismo em França.