Relatório analisa “perfil dos jornalistas brasileiros”
A presença de minorias étnicas no jornalismo no Brasil cresceu de 23% em 2012 para 30% em 2021, reflectindo a eficácia de projectos para alargar o acesso dos jovens ao ensino superior, apontou o estudo “Perfil dos Jornalistas Brasileiros”, que contou com a participação de mais de 7 mil profissionais.
Por outro lado, de acordo com o mesmo relatório, algumas das tendências do mercado brasileiro mantiveram-se, praticamente, inalteradas. A título de exemplo, tal como se registou em 2012, a maioria dos jornalistas são mulheres (58%), brancas (68%) e solteiras (53%).
No que diz respeito às faixas etárias, a presença de jovens ainda é muito significativa (30% têm entre 18 a 30 anos, enquanto outros 30%, têm entre 31 e 40 anos).
Ainda assim, registou-se um aumento do número de profissionais com mais de 41 anos.
Além disso, demonstra o relatório, o jornalismo continua a ser uma profissão mal remunerada, com cerca de 60% dos profissionais a receberem menos de 5,5 mil reais por mês (cerca de 860 euros). Aliás, apenas 12% dos entrevistados disseram receber mais do que 11 mil reais (cerca de 1721 euros).
Destaca-se, também, neste sentido, que os níveis de precariedade têm vindo a aumentar, uma vez que, actualmente, apenas 45,8% dos profissionais inquiridos disseram ter vínculos contratuais.
Dezembro 21
Quanto à distribuição por actividade, cerca de 58% dos profissionais formados em jornalismo continuam a trabalhar nos “media”, enquanto 7,4% se dedicam, agora, à docência.
Os restantes 34,9% dos jornalistas entrevistados exercem outras funções, que exigem conhecimento do sector mediático, tais como assessoria de imprensa ou produção de conteúdo digital.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...