Em Portugal, “a penetração das redes sociais aumentou mais de três vezes e meia entre 2008 e 2017, passando de 17.1% para 61.9%”, segundo os dados deste estudo.  “O grande crescimento deu-se entre 2010 e 2012 e hoje há apenas 770 mil indivíduos que costumam usar a Internet mas não acedem a redes sociais.” 

Novas redes sociais têm emergido nos últimos anos, sendo de destacar o Instagram, que é hoje a segunda mais conhecida e de maior penetração, com 60% dos utilizadores de redes sociais a afirmar terem conta nela  - um valor que sobe para os 91% entre os mais jovens.  WhatsApp, Youtube e LinkedIn completam a lista das cinco redes sociais com mais penetração em Portugal. 

Segundo o estudo referido, as redes sociais tornaram-se um “ponto de encontro” importante, não apenas para os indivíduos, como para as marcas, que assim podem interagir com os seus consumidores “de forma rápida, envolvente e dinâmica”. 

Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes sites e com as marcas neles presentes que o Grupo Marktest lançou, em 2011, o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais  - que em 2018 conta com novos insights. “O Instagram é a rede que mais cresceu para seguir empresas/marcas nas redes sociais e a que mais subiu nas referências a compras nas redes sociais.” 

O hábito de ver vídeos nas redes sociais, fazer compras ou recordação de publicidade nesses sites são outras áreas sobre as quais o estudo permite obter respostas. 


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