Rede social chinesa Tik Tok está a mudar o estilo de expressão
O Tik Tok é uma rede social em ascensão, lançada na China em 2016, um espaço onde milhões de jovens se expressam através de vídeos de curta duração, que podem ter um cariz musical, humorístico ou, até mesmo, político.
A título de exemplo, uma comunidade de jovens “tiktokers” juntou-se, recentemente, para boicotar o comício de Donald Trump, em Oklahoma.
De facto, a plataforma está a ajudar a “geração Z” a formar a sua identidade partidária, mas o processo não é tão linear como parece, defenderam, em entrevista ao “New York Times”, as investigadoras Ioana Literat e Neta Kligler-Vilenchik.
De acordo com as especialistas, a rede social não está a “formatar” os jovens, mas a dar-lhes uma plataforma onde podem expressar-se.
Isto porque o espectro do discurso político dos utilizadores vai de distópico a utópico, o que é comum a qualquer fenómeno mediático.
A grande diferença é que, nesta plataforma, os cidadãos, independentemente da sua identidade cívica, transformaram a discussão política em algo muito pessoal e diferenciador.
Junho 20
Este tipo de expressão pode surgir de várias formas: danças, cânticos partidários, reprodução de discursos de figuras políticas proeminentes.
Ao mesmo tempo, existe uma grande variedade em termos de estilo e “ethos” de expressão, desde a raiva, ao humor.
Há, ainda, uma partilha de símbolos e de “hashtags”, que envolvem estes jovens numa bolha bastante particular.
É uma forma de comunicação ainda muito própria da rede social, que tem as suas próprias comunidades, mas aquelas especialistas não excluem a hipótese de que este tipo de discurso se venha a infiltrar, de forma mais transversal, em campanhas eleitorais e sufrágios vindouros.
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