Rede de mulher jornalistas espanholas lança programa de tutoria
A WINN , a primeira rede de mulheres jornalistas de língua espanhola, lançou um programa de tutoria para jovens profissionais, que procuram orientação sobre o início das suas carreiras.
A “WINN Mentoring” surge num momento em que o sector enfrenta um período de alterações profundas, tanto a nível da produção de conteúdo, como da interacção com o público, passando, também, pela modificação do modelo de negócio.
Por isso mesmo, a WINN quer ajudar as jovens a darem os primeiros passos nesta indústria.
“Através da nossa pesquisa, concluímos que os jornalistas valorizam a formação, mas que não dispõem de recursos suficientes para investir em educação especializada”, explicou Gabriela Oliván, fundadora da WINN, em entrevista ao “Laboratorio de Periodismo”. “Além disso, o jornalismo sempre foi um trabalho individualista, mas esse panorama começa a alterar-se. Assim, queremos promover acções que incentivem o ‘networking’”.
“Perante este cenário – continuou Oliván – a mentoria tornou-se uma alternativa eficaz para satisfazer tanto as necessidades individuais, como colectivas, dos jornalistas”.
A WINN propõe-se, assim, a ajudar jovens que queiram fazer planeamento da sua carreira, entrar no mundo do jornalismo “freelance”, estabelecer estratégias de redes sociais, ou, ainda, melhorar as suas capacidades a nível de jornalismo de dados e de investigação.
Dezembro 21
As jornalistas interessadas deverão tornar-se membros da WIIN, apresentando documentos que comprovem a sua colaboração, nos últimos dois anos, com algum meio de comunicação social.
Depois, basta escolher uma mentora, e solicitar uma conversa, gratuita, de 30 minutos.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...